Em agosto de 2024, a Plataforma t-Risk marcou presença na Rio Innovation Week (RIW), um dos maiores eventos de inovação da América Latina, apresentando um painel visionário que explorou os rumos da gestão de riscos no contexto atual e futuro. Com o tema O Futuro da Gestão de Riscos: Integrando IA e Estratégia Humana, nossos sócios compartilharam insights valiosos sobre como a inteligência artificial (IA) e a expertise humana podem, juntas, transformar e otimizar a gestão de riscos nas organizações.
O painel, realizado no palco Open Innovation, contou com algumas centenas de participantes, trouxe uma discussão profunda sobre como as normativas ISO 31000 e 31050 podem ser aprimoradas com o uso da IA, potencializando a criatividade humana e melhorando a eficiência dos processos de risco. Mais do que isso, destacamos a importância crescente da sustentabilidade e como a IA pode ser uma aliada importante na implementação de práticas ESG (ambientais, sociais e de governança) responsáveis e inovadoras.
Figura 1 - O painel ocorreu no palco Open Innovation com participação dos sócios da t-Risk.
Destaques do Painel:
1. Desbravando horizontes tecnológicos com IA generativa na gestão de riscos com Carlos Gonser: Carlos, CTO da t-Risk, abriu o painel com uma apresentação técnica detalhada sobre o que é, e o que não é, a IA Generativa, esclarecendo as diferenças entre essa tecnologia e outras formas de IA. Ele destacou as principais dificuldades e benefícios na implementação da IA Generativa na gestão de riscos, abordando desde os desafios técnicos até os impactos estratégicos para as organizações. Sua exposição trouxe uma visão clara e prática das possibilidades que a IA Generativa oferece para transformar a gestão de riscos, tornando-a mais adaptável, segura e eficiente.
Figura 2 - Carlos, CTO da t-Risk, abriu o painel com uma apresentação detalhada sobre IA Generativa.
2. ESG e IA – Uma aliança pelo futuro sustentável das organizações com a Dra. Taís Fernandes Duarte: Durante sua participação no painel, Dra. Taís Duarte, diretora jurídica da t-Risk, destacou a importância da adoção da agenda ESG pelas corporações, enfatizando como a inteligência artificial pode ser um aliado poderoso nesse processo. Ela explicou como a IA, com sua capacidade de processar grandes volumes de dados, identificar padrões e detectar desvios, pode apoiar significativamente a tomada de decisões em gestão de riscos corporativos.
A Dra. Taís utilizou o módulo ESG do software t-Risk como exemplo prático de como ferramentas tecnológicas podem facilitar a implementação de estratégias ESG de forma eficiente e precisa, ajudando as empresas a atender e até mesmo antecipar as demandas por sustentabilidade de maneira ética e transparente.